Google Chrome tem sido sempre um pouco mais de um navegador: é otimizado para executar aplicações web, cada aba roda em um processo separado, a interface é minimalista e há ainda um gerenciador de tarefas. “Percebemos que a web evoluiu de muitas páginas simples de texto para aplicativos ricos e interativos, e que precisávamos repensar completamente o navegador. O que realmente precisávamos, não era só um navegador, mas também uma plataforma moderna para páginas e aplicações Web, e é isso que nos propusemos a construir “, disse o Google em setembro de 2008.
blog do Google anuncia uma extensão natural do projeto Chrome: um sistema operacional para netbooks. “O Google Chrome OS é uma fonte aberta, o sistema operacional leve, que serão inicialmente orientadas para netbooks. Ainda este ano vamos abrir o código-fonte, netbooks e executar o Google Chrome OS estará disponível para os consumidores no segundo semestre de 2010. ( …) O Google Chrome OS será executado em x86, bem como chips ARM e estamos trabalhando com equipamentos de múltiplos para trazer uma série de netbooks no mercado no próximo ano. A arquitetura do software é simples – o Google Chrome rodando dentro de um sistema de janelas novas em cima de um kernel Linux “.Como as pessoas usam mais e mais aplicações web, o sistema operacional se torna menos importante e não faz sentido pagar por ela. O cliente de email desktop poderia ser substituído pelo Gmail, o aplicativo de calendário poderia ser substituído por Google Calendar, a suíte de escritório tem leve alternativas: Google Docs e Zoho, faz mais sentido usar um leitor de feeds online como o Google Reader, sua calculadora científica é menos poderoso do que o Wolfram Alpha e você raramente precisa de um player de vídeo quando você tem o YouTube, Hulu e outros sites de vídeo.
Esta idéia não é nova e já existem sistemas operacionais otimizados para o browser. Por exemplo, Good OS anunciou no ano passado, Cloud, um sistema operacional que “integra um navegador web com um comprimido kernel do sistema operativo Linux para acesso imediato à Internet, a integração do browser e aplicações rich client, e controle total do computador a partir do navegador “. Se o Google consegue criar uma interface para o usuário, o novo sistema operacional pode ser muito bem sucedido.




















0 comentários:
Postar um comentário